Para empreender é imprescindível ter um suporte de um profissional da área contábil, mesmo que seja somente de uma pessoa terceirizada, é importantíssimo para que não haja problemas futuros em relação aos tributos que sua empresa é obrigada a declarar junto ao fisco federal, entre outras questões obrigatórias.

Mas o empresário que se preocupa apenas com as obrigações fiscais e esquece da gestão financeira pode acabar fechando as portas em poucos anos, existem estatísticas que relatam o alto índice de fechamento de empresas, e uma das causas é a gestão financeira ineficiente.

É previsível que o empresário que tenha consciência que precisa de ajuda nesta área procure o seu contador (a) para solicitar orientações para melhorar a gestão financeira e existe um amplo mercado para este serviço, terceirização dos processos financeiros ou BPO financeiro.

BPO é a sigla para “Business Process Outsourcing”, que pode ser traduzido como terceirização dos processos de um negócio, vem sendo utilizado por profissionais, principalmente contadores, para falar de terceirização de processos, em especial aqui do financeiro.

Ninguém melhor que o contador(a) para conhecer e entender as necessidades dos empresários, e o objetivo deste conteúdo é mostrar como aumentar o lucro do seu escritório ajudando seus clientes a organizarem suas empresas para o crescimento sustentável.

Entenda um pouco mais a respeito.

Principais diferenças entre BPO e contabilidade:

O serviço do contador é imprescindível e importante, mas o BPO financeiro trabalha com o presente e o futuro da movimentação financeira, trazendo para um empresário uma visão completa do seu negócio e segurança na tomada de decisões com informações rápidas, aumentando a eficiência e a produtividade, com redução de custos e executada por profissionais altamente qualificados.

Já o serviço de BPO financeiro não é cumpre obrigação legal e sim atende a necessidade de apoio no dia a dia da gestão das empresas. Neste serviço, que envolve a terceirização das operações financeira, o que vale é a qualidade e agilidade das informações geradas em tempo hábil para a tomada de decisões. Quando a contabilidade registra os fatos depois que eles ocorreram o BPO organiza, planeja e analisa antes mesmo que se tornarem realidade. Aqui estamos falando de planejamento e previsibilidade, de gestão dos recursos disponíveis.

Para o empresário que possui os dois serviços combinados é garantia do aperfeiçoamento do controle fiscal, facilidade na coleta das informações, conciliação bancária diária e o melhor a possibilidade de ações corretivas conjuntas que contribuam com a o aumento da rentabilidade e do lucro do negócio.

Quem pode oferecer o BPO?

As atividades não precisam ser executadas exclusivamente por contadores e sim por profissionais com especializações ou vivências na área financeira.

Como funciona o BPO?

O serviço é prestado semelhante ao de contabilidade, totalmente no escritório do prestador de serviço. A grande diferença é que no BPO as tarefas são em grande maioria diárias e exigem organização e processos.

Quais serviços podem ser ofertados?

Por exemplo: Registro e controle de contas a pagar e a receber; Agendamento de contas a pagar; Emissão e envio de boletos e notas fiscais; Registro da movimentação do caixa; Conciliação bancária; Conciliação de vendas no cartão; Fornecimento de relatórios gerenciais; entre outros.

Quais os benefícios do BPO financeiro para a contabilidade?

O BPO financeiro surge como um grande aliado da contabilidade, pois uma das causas das demonstrações contábeis não refletirem a realidade de uma empresa é a falta de gestão financeira.

A falta de organização dos empresários, o não recebimento dos documentos e informações completas são algumas das causas que refletem diretamente no andamento dos registros contábeis.

Quando a gestão financeira é executada por uma equipe especializada as vantagens são percebidas diariamente no momento da contabilização, principalmente no fluxo de informações, pois serão mais enriquecidas e consistentes, uma vez que a interação entre o financeiro e a empresa contábil é facilitada.

A empresa organizada financeiramente e com um bom serviço contábil tem maiores chances de crescimento.

Qual a estrutura necessária para oferecer o serviço?

É importante ter uma equipe especializada e totalmente focada nas tarefas diárias, como a conciliação bancaria, agendamos de contas a pagar e analise do fluxo de caixa. Ferramentas de gestão de processos e sistema financeiro são imprescindíveis. Organização e processos garantem a excelência nas entregas.

Como oferecer este serviço no escritório contábil?

Caso tenha estrutura e equipe para oferecer o BPO financeiro a dica é buscar na sua carteira de clientes empresas que estejam no perfil que deseja começar, sugestão é selecionar empresas menores e prestadores de serviço. Importante que sejam empreendedores que estejam dispostos a se engajar e que entendam a importância de uma gestão financeira profissional.

Gostaria de oferecer o serviço de BPO financeiro, mas não tem estrutura ou equipe para isso?

Conheça nosso programa de parceria, com ela você disponibiliza o serviço para seus clientes e a Di Valore executa e ainda oferece uma participação nos honorários de forma recorrente para o escritório.

Receba as informações organizadas, importe os lançamentos financeiros para seu sistema contábil, elimine digitação, ganhe tempo para ser mais consultivo e ainda receba por isso.

Seu escritório está deixando a receita escoar, pare de perder dinheiro! Com o BPO financeiro há ganho de receita e de qualidade nos serviços.

Entre em contato, marque uma reunião e conheça melhor nosso programa de parceria, vamos juntos garantir o crescimento de seus clientes e lucrar com isso.