Divide-se os níveis de decisões em três grupos ou níveis: Estratégico, tático e operacional.

Para que o negócio ande bem todos os Níveis de decisão precisam funcionar alinhados e que não tenha desperdício de tempo, recursos e energia com a inversão de papéis entre os níveis.

Vamos as definições

Estratégico

Visão do negócio como um todo, normalmente esta função é desempenhada pelo dono. Neste nível são tomadas as decisões quanto aos novos investimentos, abertura de mercado, expansão, retração do negócio.

Tático

Quem leva a estratégias para execução, normalmente desempenhadas por gerentes ou coordenadores. Utiliza as informações estratégicas para os planejamentos das ações para aumento da receita, redução de custos, despesas, entre outros.

Operacional

Onde são executadas as ações! Representa quem produz as informações, normalmente desempenhada por analistas ou técnicos.

A centralização no empreendedor nos níveis de decisão, faz com que a empresa passe a depender fortemente dessa pessoa e isto pode limitar o crescimento do negócio.

É comum que a tomada de decisão em pequenos negócios não utilize rotinas, procedimentos e ferramentas sofisticadas e complexas. Tampouco, se espera que uma pequena empresa tenha processos burocratizados para a tomada de decisão, pois elas não possuem recursos para tornar os procedimentos tão complexos quanto de uma grande empresa.

Mas o desenvolvimento do empreendedor e a delegação das atividades é uma condição necessária para o sucesso duradouro da empresa. Por isso, o empreendedor deve avaliar quando é necessário modificar o estilo de liderança a fim de promover a evolução do negócio.

É considerado normal as pequenas empresas iniciarem desta forma, mas não é aconselhado se manter assim.

Algumas vezes, com a justificativa de economizar, por falta de orientação ou não se dar por conta do tamanho do erro, muitas pessoas que deveriam estar focadas nos níveis estratégico e tático acabam passando tempo produzindo, na área operacional.

Análise quais atividades podem ser delegadas, contrate profissionais especializados, principalmente nas áreas que não possui especialidade, fazer tudo sozinho irá comprometer o seu crescimento.

Na Di Valore somos especialistas em gestão financeira, registramos e organizamos a movimentação dos recursos, saiba para onde vai e de onde vem o seu dinheiro. Conte com profissionais especializados e tenha mais tempo para focar na estratégia do seu negócio.