Nesse artigo vamos falar da diferença entre CONTABILIDADE e BPO FINANCEIRO. Uma dúvida muito recorrente quando trata-se da implementação de um setor financeiro externo. 

Para compreender melhor esse material, vale esclarecer: a legislação federal prevê a escrituração contábil obrigatória para todas as entidades, independente da natureza e do porte. Com apenas uma exceção: o Microempreendedor Individual (MEI), que pode optar pelo recolhimento dos impostos e contribuições abrangidos pelo Simples Nacional, em valores fixos mensais, e não tem obrigação de ter um contador responsável. 

A contabilidade é a área responsável pelas obrigações legais e tarefas regulamentadas por lei que qualquer empresa deve realizar para gerar informações direcionadas ao Fisco, governos, bancos, investidores, fornecedores, funcionários e outros.

Assim sendo, se sua empresa não se enquadra no MEI, você precisa obrigatoriamente de um contador para tarefas como:

  • Elaborar a escrituração contábil;
  • Cumprir as obrigações tributárias acessórias, conhecida como Escrituração Fiscal Digital (EFD);
  • Elaborar a folha de pagamento;
  • Apurar os impostos devidos;
  • E outros, além de se esperar uma abordagem orientativa às demandas dos empresários.

Já o BPO financeiro não é uma obrigação legal, mas sim o apoio necessário no dia a dia da gestão das empresas. Neste serviço de terceirização das operações financeiras, o que vale é a qualidade e agilidade das informações geradas em tempo hábil para a tomada de decisões. Enquanto a contabilidade registra os fatos depois que eles ocorrem, o BPO organiza, planeja e analisa antes mesmo que se tornarem realidade. Aqui estamos falando de planejamento, previsibilidade, e gestão dos recursos disponíveis.

O serviço do contador é imprescindível e importante, mas o BPO financeiro trabalha com o presente e o futuro da movimentação financeira, trazendo para o empresário uma visão completa do seu negócio e segurança na tomada de decisões, com informações rápidas. Quando executado por profissionais qualificados, o BPO é capaz de aumentar a eficiência, produtividade, e reduzir custos.

Para o empresário que possui os dois serviços combinados, é garantia do aperfeiçoamento do controle fiscal, facilidade na coleta das informações, conciliação bancária diária e o melhor, a possibilidade de ações corretivas conjuntas que contribuam com o aumento da rentabilidade e do lucro do negócio.

Quando uma empresa especializada é contratada para execução da gestão financeira de uma empresa, as vantagens são percebidas diariamente, e também no momento da contabilização. Principalmente no fluxo de informações, pois serão mais enriquecidas e consistentes, uma vez que a interação entre o financeiro e a empresa contábil é facilitada. A Contabilidade e o BPO Financeiro se complementam e tornam a gestão eficiente. Uma empresa organizada financeiramente e com um bom serviço contábil tem a garantia do crescimento sustentável.

Se você quer ter o controle total da sua empresa, mas sem se preocupar com operações financeiras que tomam muito o seu tempo, invista na contratação do serviço de BPO Financeiro e garanta todos os benefícios que ele traz!