Delegar nem sempre é uma atitude fácil, tendemos a pensar em “se quiser bem-feito, faça você mesmo”. Mas não pode ser assim!

Há uma frase do Steve Jobs que nos leva a refletir sobre o que devemos delegar e onde direcionar nosso foco: “Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto!” 

O Empresário que pensa que vai conseguir dar conta de todas as tarefas sozinho pode encontrar dois caminhos: do estresse e fracasso, ou ficar estagnado no mesmo patamar até conseguir fazer diferente. 

Pode parecer um pouco radical, mas  é comum nos depararmos com esta situação na prática.  Seja por falta de visão, ou de recurso para contratar apoio para as atividades. 

Ninguém é bom em tudo, por mais que se esforce. Sem falar que é impossível ter tempo para se dedicar a todas as atividades necessárias em uma empresa. 

Devemos montar o time de forma a complementar o processo. Veja, por exemplo, a gestão financeira:

Muitos empresários não têm tempo para registrar adequadamente toda a movimentação da empresa, os pagamentos e os recebimentos, o que prejudica a previsibilidade dos fatos. Sem informações organizadas e claras fica difícil planejar, e muitos vão administrando de forma precária e amadora, o que compromete as chances de sucesso do negócio.

Vamos citar quatro benefícios da terceirização dos processos financeiros de uma empresa:

Redução de custo:

Um dos benefícios mais óbvios da terceirização de uma função, para um prestador de serviço externo, é a economia financeira. Pode ser desde o espaço físico do escritório e despesas administrativas relacionadas à permanência física do colaborador. E o mais importante, o empresário tem acesso a uma força de trabalho altamente qualificada no assunto, com custo inferior ao contrato efetivo de profissionais CLT.

Aumento da eficiência:

Quando uma empresa terceiriza seus processos, ela obtém ganhos de eficiência. As empresas de terceirização tendem a trabalhar com tecnologia atual, equipe preparada e com as habilidades necessárias. Isso permite que o empresário, ou a equipe de gestão, dedique o seu tempo para se concentrar em tarefas de maior valor, como estratégias de crescimento.

Manter o foco:

A terceirização pode tirar a pressão da equipe de gestão ou do empresário, permitindo-lhes focar mais no desenvolvimento do negócio, e em atividades que trarão mais retorno e crescimento. A equipe pode direcionar a sua atenção para funções importantes como melhorar o atendimento ao cliente, pós-venda, elaborar pesquisas, desenvolvimento, e prestação de serviços ou produtos de alto valor. Isso terá um impacto positivo no desempenho geral da empresa.

Simplificação:

Com menos pessoas para gerenciar, menos espaço de escritório, menos problemas para lidar e afins, os sistemas e recursos podem ser reduzidos para simplificar ainda mais as operações da empresa. Reduzindo o custo e a necessidade dos empresários investirem tanto tempo nestas atividades.

Com todos esses benefícios, você ainda quer continuar fazendo tudo sozinho?

Tenha um setor financeiro externo com a Di Valore e garanta a melhor gestão da sua empresa!

Entre em contato e conheça nossos serviços e planos.